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Latência

Latência no contexto de ordens

Para simplificar podemos definir Latência, olhando do ponto de vista do usuário, como o tempo decorrido entre o da envio da ordem e confirmação pela Bolsa. Ou seja, tem relação com a velocidade da ordem, porém outros pontos devem ser observados, além da Plataforma e do OMS (Sistema de Roteamento de Ordens).

Pontos a serem considerados:

Canal(Link) de comunicação do usuário por onde trafegarão as ordens

Plataforma(Tryd) --> Internet --> OMS(Corretora ou Provedor)

Exemplos que interferem na Latência:

  1. Localização / distância entre a máquina do usuário e o OMS

    Plataformas instaladas na nuvem no exterior têm latência maior.

    Observação

    O Simples fato do OMS estar em São Paulo e a Plataforma em outro estado, adiciona latência na comunicação.

  2. Links pequenos e/ou instáveis e/ou conexões WiFi, 3G, 4G, ...

    A baixa qualidade de alguns serviços de internet contribuem para o aumento da latência e/ou instabilidade na comunicação.

    Importante
    • Um destes pontos ou o conjunto deles, adicionam alguns milissegundos à ordem, podendo em alguns casos chegar a dezenas ou até centenas.
    • A velocidade e a concorrência no link da Corretora ou Provedor também incluem alguns milissegundos.

Rede da Corretora ou Provedor e Link RCB

OMS(Corretora ou Provedor) --> Link RCB --> BM&FBovespa

Conclusão

O tempo total da ordem até ser exibida no livro de ofertas é igual à soma de todos estes pontos citados acima.

Lembrando que o acesso via Corretora é chamado de DMA1 e via Provedor, DMA2. Clique aqui para mais informações sobre modelos de acesso.

Importante

Slippage: Ocorre com frequência ao operar-se papéis de alta volatilidade, como por exemplo papéis que estão sendo operados por HFTs. O operador, ao visualizar o livro de ofertas, lança a ordem. Porém, quando esta chega à Bolsa, o cenário já se alterou e a execução da ordem lançada pode não ser exatamente como se esperava.

Referência: http://www.investopedia.com/terms/s/slippage.asp

Rio de Janeiro, Agosto/2015