É um módulo do Tryd que possibilita automatizar o processo de negociação no mercado. Utilizando o Automatizador, o usuário é responsável por criar as suas próprias estratégias e informar ao sistema em que momento este deve comprar ou vender determinado papel. Toda a lógica de negociação é desenvolvida na planilha Excel e é de total responsabilidade do próprio usuário.
Objetivo: Permitir que o usuário do Tryd (“Usuário”) crie planilhas para receber informações do Tryd via DDE e RTD e automatizar o envio de ordens, baseado na lógica criada e implementada pelo mesmo em suas planilhas.
Pré-requisitos: Para facilitar o entendimento dos recursos implementados, os usuários devem ter conhecimento avançado:
•de Excel, incluindo criação de macros e funções; •dos mercados negociados na BVMF.
Responsabilidade: O Usuário declara ter conhecimento de que o uso correto dos recursos disponibilizados é de sua inteira e única responsabilidade, bem como todas as decisões tomadas com base em informações geradas ou ordens enviadas utilizando-se as Planilhas/Macros do Usuário, não cabendo qualquer responsabilização da CellBroker pelo uso inadequado ou irregular dos recursos em questão. O Usuário também declara ter total conhecimento de que a criação das planilhas e seus resultados são de sua inteira responsabilidade, como também são de sua responsabilidade o funcionamento do seu computador e o acesso à internet. A Cellbroker ressalta que o seu mau funcionamento pode interferir de forma negativa no funcionamento das planilhas, não podendo ser atribuída, pelo Usuário à CellBroker, qualquer falha decorrente de eventuais falhas. O Usuário declara ainda ter conhecimento e concorda que: (i) deverá manter os requisitos mínimos necessários para o bom funcionamento do seu computador e que o Sistema Operacional, Excel, Antivirus, Firewall e outros softwares existentes na máquina do Usuário devem estar devidamente licenciados e atualizados; (ii) o acesso à máquina do Usuário deve ser restrito; e (iii) a responsabilidade deste ambiente estar livre de vírus e/ou de qualquer outro malware é inteiramente do Usuário, não podendo ser imputada qualquer obrigação ou responsabilidade à CellBroker neste sentido.
Isenção de responsabilidade: À vista do exposto acima, o Usuário declara estar plenamente ciente de que a CellBroker não é e nem poderá ser responsabilizada por quaisquer problemas decorrentes da infraestrutura de responsabilidade do próprio Usuário, que inclui o hardware, os softwares, as licenças e o acesso à internet, bem como pelas decisões e/ou pelo funcionamento das suas planilhas. O Usuário reconhece que a CellBroker não é responsável pela infraestrutura da corretora (servidores, links, rede, segurança, etc.) e nem por problemas na BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros ou em outras plataformas de negociação, bem como suas respectivas redes de comunicação, e que, portanto, será isenta da responsabilidade de indenizar qualquer dano ou prejuízo que o Usuário venha a ter ou sofrer em função da criação, utilização e execução das planilhas. O Usuário concorda expressamente que, caso seja necessário, a CellBroker poderá analisar, depurar, corrigir ou desenvolver planilhas à pedido do próprio Usuário, sendo certo que haverá um custo por hora/homem para alocação de mão de obra de programação.
Finalmente, o Usuário declara ter pleno conhecimento de que: •O recurso para negociação só estará disponível em corretoras que estejam homologadas com a solução de automatização do Tryd; •A corretora e a CellBroker não garantem a execução das ordens enviadas, devendo o Usuário calibrar o melhor preço para a execução das mesmas; •As ordens geradas pelo Tryd Automatizador de Ordens seguem o mesmo fluxo das ordens normais, podendo ser rejeitadas pela corretora/bolsa em função dos limites de negociação e das regras que regulamentam o mercado de capitais (horários de negociação e estado do papel, por exemplo); •A CellBroker não dará qualquer suporte com relação ao uso do Excel; e •Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas podendo invalidar ordens ou negociações.
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O módulo Automatizador funciona no Tryd em conjunto com uma planilha Excel© e é baseado na troca de mensagens (DDE ou RTD) entre os sistemas:
Tryd -> Planilha: Dados de cotação e totalização das ordens geradas pelo Automatizador. Estes dados podem ser enviados à planilha utilizando DDE ou RTD, de acordo com a configuração realizada;
Planilha -> Tryd: Dados das ordens a serem enviadas e comando para envio destas. Estes dados são enviados ao Tryd utilizando DDE.
Veja em DDE e RTD mais informações para auxiliá-lo na escolha de qual tecnologia utilizar.
Para que o Automatizador funcione perfeitamente a planilha utilizada deve seguir um modelo, desta forma o Tryd consegue interpretá-la da maneira correta. O modelo da planilha deve atender às seguintes exigências: •As primeiras 13 colunas devem ser exatamente iguais às colunas da tela do Automatizador; •A primeira linha deve conter apenas títulos. O modelo da planilha pode ser copiado acessando o menu da tela principal, como na tela abaixo:
Após efetuar a cópia, basta colar <Ctrl+V> na célula A1 da nova planilha e salvá-la no local desejado. Se você preferir, pode baixar o modelo no seguinte link: Planilha Excel |
Para a utilização do Automatizador é necessário realizar algumas configurações iniciais, onde são definidas as informações básicas para estabelecimento da comunicação entre o Tryd e a planilha. Para acessar as configurações basta clicar no ícone da tela do Automatizador ou ir em Editar > Preferências > Automatização. Segue abaixo a tela onde são feitas estas configurações:
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O Automatizador possui um recurso de notificação sonora para ocorrência de eventos, desta forma, se o usuário não estiver olhando para a tela do Automatizador no exato momento da ocorrência de um evento importante, este recebe uma notificação sonora de acordo com o evento ocorrido. Segue abaixo a tela onde são feitas as configurações dos alertas sonoros:
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Possuindo a planilha no modelo e a configuração feita corretamente, o Automatizador já pode ser utilizado. Ao abrir a tela do Automatizador, se já houverem dados na planilha, estes já serão lidos e exibidos na tela:
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A primeira coisa a ser feita para habilitar a troca de mensagens Tryd > Planilha é abrir a planilha. Sugerimos que a abertura da planilha seja feita pelo ícone , pois abrindo através deste ícone o servidor DDE e RTD já é iniciado automaticamente, não necessitando que você o habilite antes através do item Cotações > Ativar DDE e RTD no menu do sistema. Após realizar estes procedimentos, a troca de mensagem Tryd > Planilha estará habilitada. Após a planilha estar aberta e o servidor DDE e RTD iniciado, ainda resta iniciar o cliente DDE, que seria a troca de mensagens Planilha > Tryd. Para habilitar esta troca de mensagens basta clicar no ícone na tela do Automatizador. Caso, ao clicar neste ícone, o servidor DDE e RTD não estiver iniciado, este é iniciado automaticamente. |
No Automatizador, chamamos de operação o conjunto de informações que pode gerar uma ordem. Cada linha adicionada à planilha pode conter até duas operações, uma de compra e outra de venda. Cada operação possui os seus dados específicos, por exemplo: quantidade e preço, e uma coluna de condição, que indica se é ou não para enviar a ordem, ou se é para cancelar as ordens enviadas.
Importante: Não pode existir mais de 1 linha na planilha que tenha o mesmo papel e o mesmo código de cliente, esses campos são chaves para a operação.
Uma operação pode ter quatro estados:
•Desativada: operação não gerará nenhuma ordem, mesmo se a condição for "OK". Se uma operação que já gerou ordens for desativada, todas as ordens geradas serão canceladas; •Pausada: operação não gerará nenhuma ordem, mesmo se a condição for "OK". Se uma operação que já gerou ordens for pausada nenhuma das ordens será cancelada; •Ativada: cada vez que a condição mudar de "Falso" para "OK" uma nova ordem será gerada. Caso a condição mudar para C, todas as ordens geradas serão canceladas; •Completa: a quantidade de papéis das ordens geradas pelo automatizador alcançou a quantidade máxima configurada. Se a condição mudar para "C", todas as ordens geradas serão canceladas.
As operações têm o fundo pintado com cores diferentes indicando qual estado que estas se encontram, facilitando a visualização.
É possível que, em uma mesma linha, a operação de compra tenha um estado diferente da operação de venda.
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Há 3 grupos de ações no sistema que permitem ao usuário manipular os estados das operações:
Observação: O estado da operação muda para "Completa" automaticamente, basta que a quantidade de papéis das ordens geradas atinja a quantidade máxima configurada para a direção.
Ativando as operações
Para que ordens sejam enviadas pelo Automatizador quando a planilha enviar um "OK" na coluna de condição, a operação precisa estar ativada. Para ativar a operação basta selecioná-la na tabela, marcando a checkbox da primeira coluna e clicar em um dos ícones que realiza a ativação:
Após ativadas, o fundo das operações mudará de cor, indicando a ativação e, quando esta receber um "OK" da planilha nas colunas de condição, uma ordem será criada e enviada à Bolsa; e quando esta receber um "C" da planilha nas colunas de condição, as ordens enviadas serão canceladas.
Observação: Na primeira ativação, a assinatura digital do usuário logado é solicitada para que esta seja utilizada no envio das ordens.
Desativando as operações
Se você deseja que uma determinada operação do Automatizador não gere mais ordens, basta desativá-la. Para desativar a operação basta selecioná-la na tabela, marcando a checkbox da primeira coluna e clicar em um dos ícones que realiza a desativação:
Atenção: Ao desativar uma operação com estado atual "Ativada" ou "Completa" todas as ordens geradas por aquela operação são CANCELADAS.
Pausando as operações
Se você deseja que uma determinada operação do Automatizador não gere mais ordens e que as ordens já geradas não sejam canceladas basta pausar a operação. Para pausar a operação basta selecioná-la na tabela, marcando a checkbox da primeira coluna e clicar em um dos ícones que realiza a pausa:
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Abaixo segue uma tabela detalhando a troca de estado no Automatizador, as colunas significam:
Troca de estado: Informa os estados: [estado_antigo] > [novo_estado] Efetuada quando: Informa em quais momentos pode ocorrer a troca de estado; Cancelará ordens: Informa se as ordens já enviadas pela operação serão canceladas quando ocorrer a troca de estado; Enviará ordem ao receber "OK": Informa se, quando a coluna Condição receber "OK", uma ordem será enviada; Cancelará ordens ao receber "C": Informa se, quando a coluna Condição receber "C", as ordens já enviadas serão canceladas.
¹ Caso esteja configurado no item 7 da tela de preferências |
Cada vez que a condição de uma operação ativa mudar de "Falso" para "OK" uma ordem, respeitando os valores configurados, é enviada à Bolsa. Quantidade máxima por operação As operações possuem um campo onde o usuário pode definir a quantidade máxima que será enviada. Quando o envio de ordens atingir a quantidade definida neste campo, o estado da operação é alterado para COMPLETA automaticamente. Após COMPLETA, caso alguma ordem já enviada seja cancelada ou rejeitada, ou o usuário aumentar a quantidade máxima, a operação, automaticamente, volta para o estado ATIVADA. Caso a máxima ainda não tenha sido atingida, e o envio de mais uma ordem ultrapassará esta máxima, a quantidade da ordem é ajustada automaticamente para que a máxima não seja ultrapassada. Por exemplo: na tela acima, na operação de compra de PETR4, a quarta ordem gerada pela operação somaria 1200 (4 x 300), como a máxima configurada é 1000, a quantidade da quarta ordem seria ajustada para 100 (quantidade necessária para atingir a máxima sem ultrapassá-la). Importante: Caso não haja quantidade máxima configurada ou a quantidade configurada for zero, o Automatizador entende que não há limite para enviar ordens. |
É possível efetuar um pedido de cancelamento de todas as ordens já enviadas por uma operação em uma determinada direção, diretamente pela planilha. Para fazer isso são utilizadas, também, as colunas de condição (as mesmas colunas onde enviam ordem caso recebam "OK"). Observação: Para que as ordens sejam canceladas, além da coluna de condição na direção ter que receber "C", a direção na operação deve estar ATIVADA ou COMPLETA. Caso a direção na operação esteja PAUSADA ou DESATIVADA, as ordens não serão canceladas. A tela abaixo exemplifica o que foi dito. As duas direções da operação de PETR4 para o cliente 00000095-1 receberam a informação para cancelar as ordens enviadas ("C" na coluna da planilha). Porém, apenas as ordens de compra serão canceladas, pois a direção de venda está desativada. |
Há colunas nas operações que exibem as totalizações das ordens enviadas por ela, como: Total enviada, Total em aberto, Total executada e Preço médio. Estes totalizadores de ordens podem ser exportados para a planilha, a fim de serem utilizados na elaboração da estratégia. •Gerando os links de todas as linhas da tabela: através do menu da tela ou do menu popup da tabela (clicando com o botão direito do mouse); •Gerando os links de uma determinada linha da tabela: através do menu popup da tabela (clicando com o botão direito do mouse sobre a linha).
Após gerar os links utilizando uma das maneiras acima, basta colar na planilha para que os totalizadores de ordens sejam exibidos. Caso prefira, você também pode digitar o link DDE/RTD diretamente na planilha. O formato é o seguinte: •DDE: =Stech|AUT!'COD_PAPEL-COD_CLIENTE.CAMPO' •RTD: =RTD("tryd.rtdserver";;"AUT";"COD_PAPEL";"COD_CLIENTE";"CAMPO")
Onde, •COD_PAPEL = Código do papel (Ex. PETR4) •COD_CLIENTE = Código do cliente (Ex. 000000095-1) •CAMPO = O campo que deseja visualizar na planilha (Ex. QtdCpaEnv)
Os campos de ordens disponíveis para cada linha do Automatizador são os seguintes:
Seguem abaixo alguns exemplo de links DDE/RTD: •Retornar a quantidade de compra enviada de PETR4 para o cliente 000000095-1 •DDE: =Stech|AUT!'PETR4-000000095-1.QtdCpaEnv' •RTD: =RTD("tryd.rtdserver";;"AUT";"PETR4";"000000095-1";"QtdCpaEnv") •Retornar a quantidade de compra em aberto de VALE5 para o cliente 000058667-8 •DDE: =Stech|AUT!'PETR4-000058667-8.QtdCpaAb' •RTD: =RTD("tryd.rtdserver";;"AUT";"PETR4";"000058667-8";"QtdCpaAb")
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Na parte inferior da tela do Automatizador há uma área onde podem ser vistos os logs dos eventos ocorridos no sistema. Nesta tela, além do usuário poder ver o log completo diário, este também pode filtrar os logs por cliente ou papel.
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DDE é a sigla para Dynamic Data Exchange (troca dinâmica de dados). É uma tecnologia para a comunicação entre múltiplas aplicações criada pela Microsoft em 1987. |
RTD é a sigla para Real-Time Data (dados em tempo-real). É uma tecnologia criada pela Microsoft© para substituir o DDE.
Por padrão, utilizando o RTD, o intervalo de atualização dos dados no Excel é de 2 segundos. Este intervalo pode ser alterado executando um comando simples no Excel. 1.Teclar <Alt+F11> dentro do Excel, a tela Microsoft Visual Basic será aberta; 2.Teclar <Ctrl+G> dentro da tela que abriu, será aberta a tela Immediate (Verificação imediata); 3.Digitar o seguinte comando na tela Immediate: Application.RTD.ThrottleInterval = 200 (onde 200 é o tempo, em milissegundos, a ser definido) 4.Teclar Enter estando com o cursor de edição de texto imediatamente após o comando digitado.
Pronto, após executar estes passos corretamente o intervalo de atualização dos dados no Excel via RTD já estará alterado. Você já pode fechar a tela Microsoft Visual Basic. |
Qual tecnologia escolher?
Apesar de terem sido listadas mais desvantagens que vantagens, a vantagem que o RTD possui é muito grande em relação ao DDE: atualização mais rápida. |