A CVM e a BM&FBOVESPA exigem que as corretoras ofereçam um nível mínimo de serviço e um plano de contingência para reduzir os riscos inerentes a este tipo de produto que usa a internet como meio de comunicação, ciente de que este meio pode apresentar falhas.
As Corretoras fazem investimentos em links redundantes para que a perda de um link não interrompa a operação, mas existem registros de incidentes que interromperam o funcionamento dos dois links. Nestes casos, a corretora não tem o que fazer, porque contrataram serviços de alta disponibilidade de empresas que, em teoria, não deveriam permitir esse tipo de ocorrência. |
Apesar desse recurso existir para proteger a corretora e seus clientes, um simples defeito/falha que cause interrupção no firewall interrompe também a comunicação do cliente com a corretora. |
Exigências da CVM e da BM&FBOVESPA obrigam que as corretoras a invistam bastante em servidores com vários recursos com redundância. Mesmo sendo pouco provável, e apesar da redundância, problemas também podem ocorrer nesse ponto. Resta a corretora, portanto, acionar os fornecedores e tentar oferecer uma solução o mais rápido possível. Todas as corretoras têm ferramentas de gerenciamento para prever possíveis falhas, cópias de segurança das bases de dados, no-break e até mesmo geradores. |
Defeitos/falhas em componentes/equipamentos (placas de rede, cabeamento, switches, roteadores e etc.) da rede podem interromper os serviços. |
As interrupções da negociação por falha especifica nestes pontos são pouco frequentes, mas podem acontecer. Entretanto, existe um monitoramento constante para prever falhas, além de uma equipe qualificada para solucionar os problemas com o menor impacto possível para as corretoras e clientes. |
É um conjunto de programas que faz todo o processamento, desde a recepção da ordem até a entrega das mesmas para as Bolsas, passando por validações de limites e uma infinidade de controles. O Tryd usa o OMS da SolutionTech, que mantém o monitoramento constante e uma equipe de suporte de plantão para resolver qualquer tipo de problema relacionado aos seus sistemas, com o objetivo e evitar e/ou amenizar o impacto de possíveis falhas. |
Este sistema faz o cálculo de faturamento, controla a custódia, atualiza os saldos em conta, provisiona os proventos, entre outras funcionalidades. As ferramentas de roteamento de ordens normalmente buscam estas informações no sistema de BackOffice, que deve estar com todas as informações corretas e atualizadas antes da abertura do Pregão. Caso contrário, as ferramentas de roteamento de ordens não tâm informações suficientes para fazer a validação das ordens e, por este motivo, algumas corretoras chegam a segurar a abertura das negociações enquanto o BackOffice não estiver com os dados 100% fechado. |
Aqui também podem existir falhas e instabilidade que afetam as operações. Apesar de serem pouco frequentes e existir redundância, também há registros deste tipo de ocorrência. |
Este é o ultimo ponto e por também usar links, servidores, equipamentos de rede e sistemas, podem ocorrer falhas - ainda que pouco frequentes e involuntárias. Assim como os outros pontos, há registros divulgados, inclusive, por e-mail e postados em sites de corretoras. |